O motivo pelo qual deveria investir no design e na divulgação do seu negócio.

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O motivo pelo qual deveria investir no design e na divulgação do seu negócio.

O design tem se tornado uma ferramenta essencial nos negócios, pois providencia uma comunicação mais clara e eficiente de solucionar problemas de comunicação entre empresas e consumidores.

Na comunicação empresarial, a importância do design é fundamental, pois ele apresenta uma função estratégica no desenvolvimento das empresas, de maneira a impressionar o público-alvo em relação a um produto ou serviço, motivando a sua curiosidade ou o seu desejo, com a intenção de atrair o interesse e a convicção desse público para a compra.

No entanto, essa confiança pode ser quebrada simplesmente pelo facto do produto ou serviço não ter sido bem concebido, neste caso o design cumpre somente o seu papel comunicacional. Porém, se o produto ou serviço forem de boa qualidade, certamente que o design acrescentará mais valor ao negócio, ajudando a gerar uma imagem positiva da marca na mente do consumidor.

Grandes identidades já mundialmente conhecidas, como, a Coca-cola, Nike, Apple, entre outras, investem milhões anualmente na comunicação das suas marcas, pois sem o design não conseguiriam abranger a maior parte do seu público-alvo.
Agora vamos apresentar mais 4 motivos para investir no design do seu negócio ou empresa:

 

  1. A primeira impressão é a que conta

Um bom design é aquele que tem o poder de chegar ao consumidor, mesmo sem este conhecer a empresa, produto ou serviço, pois associa a qualidade à imagem da marca.

Geralmente o primeiro contacto entre os consumidores e uma empresa surge através de estímulos visuais, como por exemplo, flyer, cartão de visita, cartaz, outdoor, redes sociais ou até mesmo em veículos.

Ter um design mal concebido ou amador para a sua empresa pode ser fatal, pode fazer com que perca o seu negócio e tenha que fechar o estabelecimento, para além se gerar uma má impressão em relação à fiabilidade dos seus produtos ou serviços, levando o público-alvo a duvidar do seu negócio.

  1. Diferencial competitivo

Devido à grande competitividade que as empresas se defrontam atualmente, um bom design pode ser essencial na escolha da decisão do consumidor, devido aos valores estéticos e emocionais dos produtos ou serviços.

Como podemos constatar, um bom design é o que diferencia as empresas. Existem casos em que as mesmas oferecem produtos ou serviços semelhantes e correm o risco de desaparecer ou os consumidores verem-na apenas como mais uma empresa entre muitas outras, por não transmitir nada de novo para ele.

Observando estas circunstâncias, um bom design é capaz de criar essa distinção entre os negócios, pois tem a capacidade de criar uma imagem distinta para cada, mesmo estando inserido no mesmo negócio.

  1. Conceção de uma imagem translúcida e positiva

Toda a empresa apresenta uma presença única e a sua identidade visual precisa de divulgar essa presença de maneira coerente e consistente para construir uma união emocional com os seus clientes.

Não basta a uma empresa ter uma identidade visual bonita, pois pode ter uma marca maravilhosa para um grupo de jovens com idades até os 25 anos, mas pense que ela poderá não agradar o público-alvo formado por adultos com mais de 40 anos de idade, por isso lembre-se, beleza não é tudo, tem também que existir uma coerência.

  1. Entrada no mercado de trabalho mais aceleradamente

 Algumas empresas conseguem reconhecimento sem investir numa boa comunicação visual, no entanto, esse processo acaba por se tornar mais longo e árduo até se pode afirmar que, quando não se investe no design pode vir a existir um grande desperdício de tempo e de oportunidades no crescimento de uma empresa.
No entanto, um bom design é uma boa comunicação visual.

Assim sendo, é preciso existir uma mudança de mentalidade por parte de muitos empresários em relação ao investimento no design, porque é preciso entender que cada empresa ou serviço precisa de ter a sua própria identidade visual no mundo dos negócios, pois só assim chegará mais longe e terá o sucesso que tanto ambiciona que vai oferecer credibilidade e convicção ao seu público-alvo.